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O processo de mudança é caracterizado por diferentes fases. Para cada fase do processo nós temos padrões predominantes diferentes de EMOÇÕES, PENSAMENTOS e COMPORTAMENTOS.

A EMOÇÃO é um processo NÃO consciente, automático e que ocorre muito rapidamente. Ela pode se expressar de várias maneiras por meio do medo, desconfiança, ansiedade positiva ou negativa, confiança que pode conseguir chegar aos objetivos, satisfação em atingir um resultado, entre outras.

Junto com as emoções surgem os PENSAMENTOS. Eles aparecem e se manifestam por meio do medo, incertezas, ansiedade, cautela, dúvidas, ceticismo, entre outros. Eles surgem conforme a emoção vai tomando conta da pessoa.

Como reação, às emoções e aos pensamentos, surgem os COMPORTAMENTOS. Eles se expressam na forma de agir. Dependendo da pessoa ela pode atacar, fugir, ficar paralisada, colaborar e ser generosa.  

Estes aspectos acontecem durante todo processo de mudança, e se alteram de acordo com cada fase. Em razão disso, o processo de mudança não ocorre de maneira linear, não existe um padrão e nem se desenvolve no tempo que as pessoas idealizam ou projetam ocorrer. 

Há muito mitos em relação a prazos de processos de mudanças. Há relatos, mencionados em livros, que uma pessoa precisa de 21 dias para mudar um hábito, por exemplo. E isto não faz sentido. Não há respaldo científico para esta afirmação.

O tempo para você mudar ou adquirir ou incorporar um novo hábito depende de inúmeros fatores. Além de depender da pessoa, depende do hábito que seja mudar. 

Se for algo gostoso e que não dependa de esforço ou investimento em energia, provavelmente será rápido. A pessoa poderá incorporar em algumas horas ou dias. 

Mas se for algo que exija investimento em energia e esforço, e que não seja agradável, provavelmente levará bem mais tempo como alguns meses ou até anos. 

Durants as fases de mudança as pessoas podem iniciar o processo sentindo emoções como medo e desconfiança que algo não dê certo e terminar o processo sentindo plena satisfação por ter conseguido seu objetivo. 

O mesmo pode acontecer em relação aos pensamentos e comportamentos. Uma pessoa pode iniciar o processo de mudança com pensamentos de cautela e comportamentos de inércia e terminar o processo com pensamentos ligados a manter o foco e comprometimento e, apresentar comportamento de generosidade, onde ele se sente confortável e disposta a colaborar compartilhando suas experiências e conquistas com outras pessoas. 

Por estes aspectos deste processo é que ele, na verdade, produz uma grande transformação nas pessoas. As pessoas precisam em cada fase, superar barreiras e desafios, incorporando aos poucos novas atitudes nas suas rotinas.

Por esse motivo é muito importante o papel das lideranças apoiando as pessoas durante o processo, interferindo conforme cada fase, nas emoções, nos pensamentos e nos comportamentos.

Durante a negação caracterizado pela descrença é importante que o líder invista num melhor alinhamentos dos objetivos. 

Durante a frustação, onde há uma sensação de que as coisas possam não estar sedo endereçadas corretamente, é importante atuar intensificando a comunicação, deixando claro e incentivando. 

Quando houver sensação de falta de estímulo que irá conseguir e a mudança dará certo, o papel do líder deve ser reforçar os aspectos de motivação, apontando as conquistas alcançadas até o momento

Nos momentos em que a pessoa está motivada e iniciando a experimentação da mudança, o líder deve desenvolver as competências e habilidades essências que podem ajudar e alavancar ainda mais o processo. 

Quando a pessoa aprendeu a trabalhar com a nova situação e decidiu pela mudança, o líder deve estimular o compartilhamento das experiências, reforçando os aspectos positivos da mudança. 

Como foi visto, o processo de mudança depende de muitos fatores. Entre eles, estão envolvidos a vontade de mudar, do tipo de mudança, o preparo da pessoa, como está sendo o apoiada para iniciar e continuar o processo e o grau de comprometimento e investimento de tempo e esforço. 

O processo de mudanças é caracterizado por muita oscilação. As pessoas apresentam muitos altos e baixos durante o processo. E se não forem devidamente esclarecidas, apoiadas, motivadas, elas podem não realizar o processo. As oscilações ocorrem pela variação de emoções, sentimentos e comportamentos. 

No processo de mudança é muito importante ter o AUTOCONHECIMENTO.  Se autoconhecer e conhecer tudo aquilo que coloca a pessoa mais próximo ou mais distante da mudança, ajuda a vencer os altos e baixos experimentados durante o processo.

Para cada fase do processo de mudança, há diferentes EMOÇÕES, PENSAMENTOS e COMPORTAMENTOS. Estes aspectos fazem parte do processo, mas as intensidades são particulares de cada pessoa. 

Portanto, não seguem um padrão, mudam de pessoa para pessoa e com cada fase do processo de mudança, além do fato de que como a pessoa lida e está sendo orientada durante o processo.

Para ajudar a entender o processo de mudança, nós dividimos o mesmo em seis diferentes fases. Dependendo do autor, as denominações apresentam algumas diferenças. 

Nós adotaremos as seguintes denominações para as seis fases: PRÉ-CONTEMPLAÇÃO, CONTEMPLAÇÃO. PREPARAÇÃO. AÇÃO. MANUTENÇÃO e TERMINAÇÃO OU FINALIZAÇÃO.

Vamos tomar como exemplo uma situação comum no meio do agronegócio. A empresa define como estratégia de crescimento, o maior e melhor acesso ao mercado. E decidem que serão abertas mais 20 regiões de vendas. Você como gerente regional de um destes territórios terá que ampliar de 5 para 8 novas áreas de vendas, tendo que colocar mais 3 vendedores e, para isso deverá ajustar as áreas atuais.  

Você como gerente inicialmente, numa primeira fase, PRÉ-CONTEMPLAÇÃO, sentirá em termos de emoção, desconfiança e medo, pois há receio que não dê certo e que poderá estar sacrificando os vendedores já existente e estar colocando os novos vendedores em áreas ainda não asfaltadas e, portanto, ainda inviáveis. 

Por isso, terá pensamentos ligados a cautela, e buscará retardar esta ação, argumentando com a empresa que ainda não é o momento e que precisa preparar melhor as novas áreas, colocando algumas barreiras, entre outros argumentos. 

E terá em função disso, como comportamentos, a inércia, paralisia ou mexer o mínimo possível, só para transferir a ideia de que está colaborando. Porém, intimamente, você não gostaria de executar esta mudança neste momento, porque se sente inseguro e por isso é resistente.

A liderança precisa entender que este processo com as suas respectivas fases está acontecendo na mente das pessoas. Quando se entende esse processo, a empresa por meio da sua liderança, poderá interferir de maneira positiva, apoiando a pessoa na execução desse projeto, atuando conforme a fase.  

Em alguns momentos alinhando melhor as expectativas, em outros motivando, desenvolvendo determinadas habilidades, intensificando a comunicação, compartilhando as conquistas, enfim, estando ao lado das pessoas e apoiando. 

Posteriormente, esse processo de mudança durante as demais fases, irá sofrendo ajustes conforme as mudanças nas emoções, pensamentos e comportamentos. 

Veja abaixo um quadro resumo com as emoções, pensamentos e comportamentos ocorridos durante as 6 fases do processo de mudança.

Se você gostou deste tema e quer se aprofundar e conhecer detalhes sobre cada uma desta fases, se inscreva no nosso canal, acesse nosso site e blog, porque lá você encontrar mais conteúdo sobre este tema e outros sobre gestão de pessoas e equipes.

 

Fases. Emoções. Pensamentos. Comportamentos.
Pré-contemplação. Medo e desconfiança que pode não dar certo. Ligados a cautela. Deixar quieto.  Inércia. Paralisia. Dar um tempo.
Contemplação Ressentimento, porque não é mais o que era. Ceticismo. Autossabotagem e autoengano. Resistência. Busca por desculpas e barreiras.
Preparação Ansiedade negativa e incertezas. Dúvidas e confusão. Insegurança por anda não ter resultados.
Ação Ansiedade positiva que é capaz. Clareza e assimilação sobre o processo. Positivos em direção ao processo.
Manutenção Confiança que é capaz. Automatismo e incorporação da rotina. Expectativa que atingirá o resultado.
Finalização Satisfação e sensação de conquista. Foco e comprometimento. Generosidade e aberto a compartilhar.

 

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